quarta-feira, 16 de julho de 2014

A notícia que nenhum atleta gosta de receber!


Bom pessoal, segue um relato do que tenho vivido nos últimos dias:

A uns dias atrás estava em meu treino de transição (pedala/corre), treino esse que realizamos na fábrica da Renault aqui em Curitiba, é um local seguro para os treinos pois temos um menor movimento de carros, o percurso é composto por uma pista com 7km de distância. Nesse dia o treino era composto da seguinte maneira:

2 baterias de 20km de ciclismo
2 baterias de 5km de corrida

Fiz a primeira bateria de 20km e corri 5km normalmente, pedalei em um pelotão com uns 20 atletas, ajudei a puxar o pelotão e fiquei na roda em alguns momentos como sempre fazemos. Em seguida saí para correr, corri os meus 5km.

Como o treino era sem intervalo, o pessoal foi chegando da corrida e já pegou sua bike e iniciou a 2ª bateria de ciclismo. Fiz o mesmo, peguei a minha bike saí para pedalar ao lado do  meu treinador, estavamos pedalando um do lado do outro tranquilamente média tranquila, quando estavamos fechando 7km ele falou que estava muito cansado pois havia corrido 21km no dia anterior (nesse dia não estava afim de fazer força, porém pensei que meu treinador iria parar o treino dele, se ele falasse que iria continuar eu teria ficado pedalando com ele, mesmo que lentamente) e pediu para eu prosseguir com meu treino, clipei em minha bike e fui embora, girando um pouco mais forte, quando estava no kilometro 10, eu estava posicionado no clip, era uma rotatória em uma subida, não gosto de fazer curvas no clip, então fui sair do clip para me apoiar no guidão, foi quando a bike perdeu a frente e eu acabei caindo e batendo com minha cabeça e ombro em um meio fio, estava a 33.9kph, posso dizer que o capacete me salvou, fora ralados no joelho e uma dor intensa no ombro, de resto estava inteiro.

Fui prontamente atendido pelos colegas de equipe e em poucos minutos ja estava no hospital, chegando no hospital, fui examinado, fiz raio-x e meu ombro estava luxado e com uma fratura no umero. Corrigida a luxação, segui para minha casa e o médico solicitou que fosse feito uma ressonância magnética para ver se os ligamentos do ombro não tinham sido rompidos, geralmente quando acontece uma luxação acontece o rompimento dos ligamentos.

Fiz a ressonância e mais alguns raio-x.

Fui ao especialista em ombro para conversarmos, ele observou os exames e disse que realmente houve o rompimento dos ligamentos e havia uma fratura no umero, a fratura era o de menos, porém havia necessidade de operar para corrigir os ligamentos e ja aproveitaria então para corrigir a fratura. Detalhe é que pesquisei muito sobre o assunto na internet e uma vez que o ombro saiu fora do lugar a chance de ele voltar a sair novamente é de 90%, existem casos de pessoas com até 12 luxações no ombro por ano! Como sou "atleta" seria impossivel conviver assim. A chance do ligamento rompido cicatrizar era muito pequena sem a cirugia. Foi exatamente isso que o médico me disse, que se eu quisesse poderíamos fazer o tratamento conservador, porém a chance do ombro sair do lugar novamente era muito grande.

Em seguida operamos, apesar de demorada a cirurgia foi bem sucedida. Dia 08 de julho saí do hospital (dia do meu aniversário). Devo ficar de tipóia entre 35 e 45 dias.

Dia 16 de julho retirei os pontos.

No dia 13 de agosto será a próxima consulta.

Estou proibido de nadar, pedalar e correr assim como de fazer várias atividades do dia a dia básicas. A previsão de recuperação fica entre 4 e 6 meses. Natação provavelmente só em 2015.

Nesse período de tempo que ficarei afastado de competições e treinos falarei com vocês sobre outros assuntos aqui no blog, relacionados também a ciclismo, triathlon e corrida.

6 comentários:

Lean disse...

Poxa Marlus, que pena.
Mas infelizmente esses imprevistos acontecem, principalmente quando estamos sempre nos "arriscando" nos treinos por aí.
Agora é tirar algo positivo dessa parada forçada e voltar ainda mais motivado depois da recuperação.
Estarei na torcida por sua melhora.
Forte abraço,
Lean

Marlus disse...

Lean, são coisas que acontecem, não temos como controlar... agora é paciência e trabalhar para recuperar bem os movimentos na fisioterapia

Rodrigo HG disse...

Marlus, pra vc que é um cara que adora treinar, imagino que deve ser dificil ficar parado. E ainda mais por ser um cara extremamente cuidadoso na estrada. Mas como infelizmente aconteceu, agora é recuperar e com certeza vc vai voltar com mais força e energia do que imagina!

Marlus disse...

Certeza Rodrigo... vou voltar disputando a camisa amarela nas montanhas em janeiro... rsrsrsrs... não ligue.. é que me empolguei com a etapa de hoje do Tour de France...

Milton disse...

Fala Marlus. Tudo que a gente diga nesse momento talvez não te ajude em nada mas... só posso desejar que toda essa recuperação seja a melhor possível. Como falou o Rodrigo, para um cara como tu, ficar tanto tempo sem treinar deve ser difícil, porém é necessário e tenho certeza que vai voltar com muito mais vontade ainda depois.
Estaremos juntos nos treinos para o Ironman do ano que vem!
Abração!

Marlus disse...

Milton é sinistro ficar parado, e pelo jeito o médico que esta me atendendo é bem conservador.. mais em uns 30 dias espero estar pelo menos podendo pedalar no rolo.. de qualquer maneira até janeiro estarei inteiro novamente...